segunda-feira, 8 de março de 2010

"Árvores artificiais para reduzir carbono"


"Cientistas britânicos afirmam que o método mais prático e barato de reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera é o uso de árvores artificiais.
Em um relatório publicado nessa semana pela Instituição Britânica de Engenheiros Mecânicos, os engenheiros afirmam que por US$ 20 mil (R$ 37mil), uma única árvore artificial poderia remover o CO2 emitido por 20 carros. 
(...)
Segundo os engenheiros, as árvores artificiais, que medem cerca de 12 metros de altura, ainda são um protótipo, mas quando finalizadas, poderiam ser instaladas ao lado de rodovias ou perto de turbinas de ar no mar.
As árvores trabalham capturando o CO2 do ar através de um filtro. Depois disso, o carbono seria removido e armazenado. O relatório sugere ainda que novas tecnologias para armazenagem de CO2 continuem a ser desenvolvidas em paralelo ao projeto das árvores.
Uma das sugestões dos cientistas é que o CO2 capturado pelas árvores artificiais poderia ser liquefeito e enterrado no subsolo, talvez em antigos poços de petróleo.
 (...)
Apesar disso, o grupo ressalta que os métodos ainda precisam de pesquisas e estudos.
(...)
“Acreditamos que a geoengenharia prática que estamos propondo deva ser adotada e se torne parte de nossa paisagem em cerca de 10 ou 20 anos”, disse Fox.
De acordo com ele, porém, a geoengenharia não deve ser vista como única opção para o combate ao aquecimento global."

A notícia não é nova, a ídeia é útil e prática, mas sinceramente não sou muito a favor em relação ao destino que vai ser dado a esse CO2 que as árvores vão 'captar'. Acredito que podem ser criadas ou mesmo utilizadas idéias já existentes para utilizá-lo em alguma coisa. O ser humano é tão criativo mesmo...

4 comentários:

  1. Boa tarde minha linda.
    Vim te agradecer a visita,dei uma olhada rapida na sua postagem, depois volto com mais tempo para apreciar de fato.Estou no trabalho rs.
    Um feliz dia das mulheres minha linda.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo lindo blog, estou do seu lado nessa caminhada, conte comigo sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom? Começamos a semana... E como foi o findis? É uma pena, agora termos que ficar procurando formas de reverter o que não podemos recuperar... Mas, o que vale é a conscientização, mas não é uma pena? Pensar nas coisas só por que agora elas começam a mostrar sinais de cansaço? Bjs
    Ps. com certeza, as mulheres merecem as homenagens... e não em um dia apenas, mas sim em todos! bjs

    ResponderExcluir
  4. E ai, como estão indo as coisas? Espero que bem... Coloquei uma nova postagem lá... quando tiver um tempo, me visite... bjs

    ResponderExcluir

 
Experiências e idéias de uma futura engenheira - temas blogspot - mario jogos